Lançado em fevereiro de 2023, a frota piloto do BMW iX5 Hydrogen deu provas da sua performance nos Emirados Árabes Unidos. Testado em condições extremas – altas temperaturas (a rondar os 45ºC), vários níveis de humidade, areias e poeiras – o sistema de propulsão fuel cell ou de célula de combustível do iX5 Hydrogen provou estar pronto para enfrentar as condições mais adversas. Desde a sua capacidade de refrigeração aos tanques ou mesmo à bateria, todas as componentes passaram com distinção.
Além dos Emirados Árabes Unidos, esta a frota-piloto está também a ser testada na Europa, Japão, Coreia, China e EUA. Os resultados irão permitir perceber se o modelo está verdadeiramente pronto para uma possível produção em série. Além disso, pode abrir portas para o desenvolvimento de novas categorias de veículos movidos a hidrogénio, como autocarros ou de transporte de passageiros.
Capaz de percorrer longas distâncias com tempos de carregamento curtos, o iX5 a hidrogénio combina a famosa dinâmica de condução da BMW com uma tecnologia inovadora e pioneira. Fique a conhecê-lo!
O BMW iX5 Hydrogen é composto por um sistema fuel cell com 125 kW (170 cv) e uma unidade de propulsão integrada com a tecnologia BMW eDrive de 5ª geração. Em conjunto formam um sistema de transmissão com uma potência total de 295 kW (401 cv).
Este SUV da BMW conta, também, com dois tanques de plástico de 700 bar, reforçados com fibra de carbono. No total, podem ser abastecidos com 6 kg, garantindo uma autonomia de 504 km no ciclo WLTP. Quanto ao consumo combinado, em WLTP, é de 1,19 kg por 100 km.
Com uma velocidade máxima superior a 180 km/h, o iX5 a hidrogénio vai dos 0 aos 100 km em menos de 6 segundos.
Uma viatura a hidrogénio tem, na verdade, o mesmo motor elétrico do que uma viatura elétrica a bateria (BEV). No entanto, em vez da energia ser armazenada numa bateria, é armazenada em depósitos e convertida, posteriormente, em energia elétrica através da célula de combustível. Graças à rapidez do processo, a viatura pode ser completamente carregada entre 3 a 4 minutos, possuindo um comportamento em estrada semelhante aos das viaturas a combustão.
Por enquanto, a frota-piloto do iX5 a hidrogénio não tem como destino final a comercialização. Porém, a BMW prevê ter novidades na segunda metade da década.
Apesar de não existirem planos para comercializar esta versão do X5, o modelo conta já com a sua versão híbrida plug-in e a combustão (diesel e gasolina). Com um motor BMW M TwinPower Turbo de 6 cilindros, este SUV BMW combina conforto, requinte e performance. Fique a conhecê-lo!